quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Seja você

Imagem créditos ao blog abraobico.com.br

Em um dia que você comete um erro por ironia tem uma aula sobre ética, e não é sobre a ética que quero falar mas sim sobre seu erro, sua opinião e seu modo de pensar.
Quando se tem 16 anos as coisas são vividas e sentidas de forma extrema e intensa, e seus erros podem mudar muita coisa sobre sua forma de pensar e até mesmo sobre o seu futuro. Nem todos pensam assim, infelizmente, mas ainda há tempo.
A geração, palavra que eu escrevo em negrito, por ser MUITO criticada é assim e não vai mudar, não vai adiantar os professores, os pais, os políticos ou quem for, não vai mudar. E se isso é ruim? Não. Temos exatamente tudo em nossas mãos pra fazer um mundo ser inteligente e bem pensado, temos pensamentos bons, ideias boas, criticas, e debatemos coisas na nossa cabeça que se fossemos escrever em um papel com certeza seria motivo pra talvez um livro. Mas somos criticados porque muitos não tem a capacidade de expressar o que sente, e a sua ideia acaba sendo jogada no lixo. E a culpa é simplesmente de nós mesmos.
Hoje em dia é bem mais difícil sim, de lidar com os acontecimentos, pois tudo está ligado na minha geração, mas paro pra pensar e como vão ser meus filhos? E não estou falando de criminalidade, e sim de interesses, eu sei que é culpa nossa, mas o que vamos fazer pra colocar as tais boas ideias pra fora e fazer as coisas acontecerem? E é sobre isso! Meus pais enxergam todos os lados ruins de todas as pessoas, mas esquecem que todo mundo tem um passado, tem um sentimento por dentro; sendo assim, de quem é a culpa da nossa geração? Creio que essa não é nossa. E pra isso de ideias e pensamentos funcionar, as pessoas mais velhas deveriam parar um pouco de criticar e tentar colocar pra fora o lado bom do homem; então eu entro na aba "se coloque no lugar do outro", você gostaria de ser criticado a todo momento por sua geração ser totalmente perdida? Eu sei que a culpa não é totalmente sua, mas você pode mudar isso, começando a não criticar, e a dar valor nos talentos das pessoas, na inteligencia das mesmas, pois ninguém é igual, e com os milhares de defeitos sempre vem o dobro de qualidades.
O jovem atual sabe compreender, mas tem preguiça de fazer isso, totalmente diferente de NÃO saber compreender, tanto que não somos bobos pra acreditar em tudo da mídia, e sabemos que ela faz a sua cabeça girar e muda a sua opinião. Olhe bem, vou dar um exemplo, se você ligar a tv e ver uma entrevista com um jovem que passou em uma prova e vai estudar em uma das melhores universidades do mundo isso vai te inspirar no minimo 60% do que você esta fazendo da vida, e se você quer mesmo continuar parado. Mas atualmente não é essa a realidade, eu ligo a televisão e vejo que um filho matou o próprio pai, ou vejo ônibus sendo queimado, vejo vandalismo, isso não me modifica nada pois tenho um pensamento consciente do que é certo e errado, mas nem todos são assim, e muitos assistindo a  isso com certeza vão ter como exemplo, e se você dizer "é um jornal, eles têm o dever de transmitir a noticia" eu te deixo a pergunta: Porque as novelas também descrevem tantos fatos que ajudam nos nossos atos?
O mais legal de escrever é que quando você escreve você pensa em si mesmo, o que mais uma vez eu aprendi na escola, por que nós fazemos as coisas pensando no que os outros vão pensar? Devemos fazer ações pensando no orgulho que teremos para nós mesmos, para nossas realizações... E então, devemos nos expressar, porque se pararmos em todas as virgulas que a vida dá, com certeza essa virgula virará um ponto final.

5 comentários:

  1. Adorei seu texto, Tárcila. Adorei as divagações, os exemplos, o estilo. E gostei ainda mais de saber que existe mais uma pessoa "viva" ao meu lado, ao nosso lado. Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Vc. postou no facebook , que havia aprendido um pouco ... Na verdade fui eu quem aprendeu e muito.
    Aprendi que não devo esquecer que fui assim como vocês e que hoje estou me tornando tudo aquilo que sempre neguei.
    Aprendi que é tão fácil , apontar , dizer como , ter as respostas , ser dono da verdade ... E APRENDI PRINCIPALMENTE COMO ISTO É HORRÍVEL , e no que eu venho me tornando.
    Aprendi , que devo urgentemente , aprender com sua Geração, o que não devo me tornar....
    Obrigado.
    Prof André

    ResponderExcluir
  3. DEPOIS DE LER "NOVAMENTE" LEMBREI DESTA MARAVILHOSA MUSICA

    Voltar aos 17
    Voltar aos dezessete depois de viver um século
    É como decifrar signos sem ser sábio competente
    Voltar a ser de repente tão frágil como um segundo
    Voltar a sentir profundo como uma criança frente a deus
    Isso é o que eu sinto neste instante fértil

    Vai se enredando, enredando
    Como no muro a hera
    E vai brotando, brotando
    Como o musguinho na pedra
    Como o musguinho na pedra, ai sim... , sim... , sim

    Meu passo recuado quando o de vocês avança
    O arco das alianças penetrou em meu ninho
    Com todo seu colorido passeou por minhas veias
    E até a dura corrente com a qual nos ata o destino
    É como um diamante fino que ilumina minha alma serena

    Vai se enredando, enredando
    Como no muro a hera
    E vai brotando, brotando
    Como o musguinho na pedra
    Como o musguinho na pedra, ai sim... , sim... , sim

    O que pode o sentimento não o pôde o saber
    Nem o mais claro comportamento, nem o mais amplo pensamento
    Tudo muda o momento qual mago condescendente
    Nos afasta docemente de rancores e violências
    Só o amor com seu saber nos torna tão inocentes

    Vai se enredando, enredando
    Como no muro a hera
    E vai brotando, brotando
    Como o musguinho na pedra
    Como o musguinho na pedra, ai sim... , sim... , sim

    O amor é torvelinho de pureza original
    Até o feroz animal sussurra seu doce canto
    Detém os peregrinos, libera os prisioneiros
    O amor com seus caprichos o velho torna criança
    E ao mau só o carinho o torna puro e sincero

    Vai se enredando, enredando
    Como no muro a hera
    E vai brotando, brotando
    Como o musguinho na pedra
    Como o musguinho na pedra, ai sim... , sim... , sim

    Completamente a janela se abriu como por encanto
    Entrou o amor com seu manto como uma morna manhã
    Ao som de seu belo toque fez brotar o jasmim
    Voando qual serafim no céu colocou brincos
    Meus anos em dezessete os converteu o que


    Link: http://www.vagalume.com.br/mercedes-sosa/volver-a-los-17-traducao.html#ixzz3EZuyVSRD

    ResponderExcluir